domingo, 6 de janeiro de 2008

Para a Rita

Talvez por estar adoentada, hoje sentei-me enroscadinha na manta de lã que a minha avózinha me fez e revi alguns rabiscos poéticos já antigos... um que me chamou a atenção, porque foi dos primeiros poemas que eu fiz e foi para animar uma amiga minha que escrevia (e ainda escreve espero eu) muito bem. tinhamos nós quinze aninhos. Foi das poucas coisas que eu consegui mostrar e foi com um objectivo e num contexto muito concreto... Enfim fiquei nostalgica e resolvi publica-lo aqui está: o poema chama-se

Para a Rita

De cigarro na boca e caneta na mão,
Ela tece com doces fios de loucura,
A poesia com que agasalha do silêncio
e do vazio, o seu coração

De cigarro na boca e caneta na mão
As palavras brotam-lhe como o sangue
De uma ferida aberta
Ferindo o papel esteril
Come se a Primavera Chegasse (mas não chega)

De cigarro na boca e caneta na mão
Ela segue com os olhos rudes sombras do passado
E deslia sobre o aguçado fio da navalha
Para achar a própria perdição...

E sozinha chora de mansinho
Como se gritasse todo o silêncio estridente
E os seus olhos são o mar
E as lagrimas a espuma
que se mistura com a areia pálida
E a loucura é o jazz
E a tristeza o odio e a revolta são doce poesia
E o seu sorriso é a primavera a qual ela espera mas nunca alcança
de cigarro na boca e caneta na mão...

aqui fica a homenagem à ovelhinha... medo

7 comentários:

nattyrebel disse...

não contava que fosses fazer disto um local de culto estou a dorar o teu blog afinal tinhas mesmo um talento escondido.

Unknown disse...

lembro-me bem deste... he he!!! beijinhos

Unknown disse...

lembro-me deste... he he!
beijinhos

Estrelinha_Lilas disse...

hihihi ainda bem que estas a gostar cobrinha quanto ao talento escondido tenho as minhas duvidas...

e Lia minha querida estive tambem com um poema que se chamava A Lua Vermelha da Ana que uma bruxinha muito linda me deu num dia frio e triste da minha adolescencia lembraste ?... não o publiquei porque é demasiado pessoal... é só meu e não o quero partilhar com ninguem... muita luz menina

Rita Delille disse...

gosto muito do poema. e da visão

nattyrebel disse...

hahah! achas que a rita lê blogs?? era bom assim ela deixava um bocado aquilo que nós sabemos né??
pois era bom mesmo ela é tão linda que até mete pena...
altamente o teu poema.

Estrelinha_Lilas disse...

pois a Rita que tu estas a falar talvez não leia este blogue mas este poema não foi escrito a pensar nela, mas sim numa colega minha de liceu que se chamava Rita e que andava sempre num cantinho no cafe a fumar e a escrever! eu gostava muito dela e custava-me ve-la assim tão triste então um dia escrevi-lhe este poema e entreguei-lho.E sabes o mais engraçado além da Rita houve muitas amigas minhas que se sentiram identidicadas com o poema. Só o publiquei aqui no blogue porque foi dos poemas que mais gozo me deu escrever e porque foi das poucas coisas que eu escrevo que eu tive coragem de mostrar a toda a gente. Eu era muito novinha tinha os meus 15, 16 anos. E pronto é esta a historia do poema